TRABALHOS APROVADOS/EPEL BRAGANÇA 2011
LINGUÍSTICA
Comunicação
1. A AUTORREGULAÇÃO DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA: “APRENDER A APRENDER EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, Fernanda Souza e Silva (UFPA)
2. A LEITURA COM ESTRATÉGIA SÓCIO-EDUCATIVA NO AMBIENTE HOSPITALAR: UMA EXPERIÊNCIA NO NÚCLEO DE EDUCAÇÃO HOSPITALAR PAULO FREIRE (NEP), Luís Gustavo Mendes Monteiro (ESAMAZ) e Izalena de Oliveira Lima (ESAMAZ)
3. OS CAMINHOS DO DISCURSO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL E AMBIENTAL NA AMAZÔNIA, Adriana Alves de Oliveira (UFPA)
4. VARIAÇÕES: PORQUE E COMO ENSINÁ-LAS NA ESCOLA, Nandra Ribeiro Silva, PROEG (UFPA)
5. A IMPORTÂNCIA DOS ASPECTOS CULTURAIS E HISTÓRICOS NO PROCESSO EVOLUTIVO DA LÍNGUA PORTUGUESA EM TERRITÓRIO BRASILEIRO, Patrícia Bárbara Candida dos Santos (UEAP)
6. TEMOS O DIREITO DE ERRAR AO APRENDER UMA LE (LÍNGUA ESTRANGEIRA)?, Bruna Francisca Pimentel da Silva (UFPA), Camila Regina Maciel (UFPA)
7. A LINGUAGEM AMAZÔNICA DE DALCÍDIO JURANDIR NAS OBRAS DO CICLO EXTREMO NORTE, Marcelo Pires Dias (PPGL/UFPA)
8. INTERLÍNGUA EO ENSINO APRENDIZAGEM DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, Nilvane de Souza oliveira (UFPA), Rafaela Margalho Baia(UFPA)
9. AS LÍNGUAS INDÍGENAS NA AMAZÔNIA E SEUS PESQUISADORES LOCAIS, Gabriel P. Rodrigues (UFPA), Marcos S. S. de Lima (UFPA)
10. A UTILIZAÇÃO DOS QUADRINHOS EM SALA DE AULA: ESTUDO DE CASO DA NA TURMA 1 2151 TF DO IFPA CAMPUS BELÉM, Paulo Rafael Bezerra Cardoso - Graduando em Letras (IFPA Campus Belém.), Cláudio Madeira de Sousa - Graduando em Letras (IFPA Campus Belém.)
11. A LINGUAGEM DA MÍDIA COMO FORMA DE MANIPULAÇÃO SOCIAL E OCIDENTALIZAÇÃO DA CULTURA, Manoel Narciso Ferreira Silva (UEPA), Renato Sousa Silva (UEPA)
12. AS MUDANÇAS DE FOOTING E ENQUADRES INTERATIVOS EM ENTREVISTA TELEVISIVA, Eliane Oliveira da Costa (UFPA), Fabiana dos Santos Coelho (UFPA)
13. AS VOGAIS DO WAYAMPI: UMA ABORDAGEM ACÚSTICA PRELIMINAR, Fabíola Azevedo Baraúna (UFPA)
14. ANÁLISE GRAMATICAL: MITO E/ OU VERDADE?, Giselda da Rocha Fagundes (UFPA)
15. MOTIVAÇÃO ESCOLAR: Estímulos da escola e prática do professor, Havana Ramá Martins Barroso (UFPA)
16. POLÍTICA E PLANEJAMENTO LINGUÍSTICO NO BRASIL, Robson Gomes Fernandes (UFPA)
17. A LINGUÍSTICA DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS, Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA)
Minicurso
1. O ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA PORTUGUESA POR MEIO DE TIPOS E GÊNEROS TEXTUAIS, Katiuscia Souza PINTO (UEPA)
2. É DIA DE FEIRA: AS MANIFESTAÇÕES POPULARES ESCRITAS NAS FEIRAS E NAS RUAS, Talice Chayane da Silva Quadros (UFPA)
3. ALUNOS ESPECIAIS: E AGORA PROFESSOR?, Rejane da Cruz (UFPA)
4. CINEMA: UMA LEITURA REFLEXIVA NA SALA DE AULA, Flávia Maria Aragão Arruda (UVA), Vanessa Souza Da Silva (UVA)
5. UM PANORAMA HISTÓRICO DAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS NO PROCESSO DE AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM DE PESSOAS SURDAS, Franciany Chaves Waris - UFPA / PROINT / Campus Soure, Nathália Cristina Nogueira Gonçalves - UFPA / PROINT / Campus Soure
6. TUDO O QUE VOCÊ SEMPRE QUIS SABER SOBRE LÍNGUAS INDÍGENAS BRASILEIRAS E NÃO TEVE CORAGEM DE PERGUNTAR, Cinthia de Lima Neves (UFPA – Mestranda em Letras), Ricardo Bezerra Sampaio (UFPA – PIBIC/CNPq)
7. ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA SURDOS, Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA)
Oficina
1. CONHECENDO A LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS: ESTRUTURA E ASPECTOS DA LINGUAGEM, Patrícia Bárbara Candida dos Santos (UEAP)
2. QUADRINHOS: UM INSTRUMENTO LÚDICO E INTERDISCIPLINAR PARA O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE LÍNGUA INGLESA E LITERATURA, Jean Kleton Ferreira Coutinho (UFPA), Tailson Rodrigues de Lima (UFPA), Rafael Alexandrino Malafaia(UFPA)
3. O ENSINO DE PORTUGUÊS EM RITMO DE PESQUISA: COMO AVALIAR A APRENDIZAGEM?, Bruna Borralhos da Silva. (UFPA), Isabela Chaves da Silva. (UFPA)
4. JOGOS: UMA MANEIRA LÚDICA DE APRENDER UMA LÍNGUA ESTRANGEIRA – O CASO DE ESPANHOL, Dione Maria Lima Monteiro (UFPA-Castanhal)
5. LIBRAS EM CONTEXTO, Márcio Arthur Moura Machado Pinheiro (UEMA)
LITERATURA
Comunicação
1. A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS PARA AS CRIANÇAS DE HOJE, Sara Vieira Costa (UFPA)
2. A RECEPÇÃO CRÍTICA DA OBRA DRAMÁTICA DE GONÇALVES DIAS, Priscila Souza de Lira (UFPA-UERJ)
3. A TRAJETÓRIA DO HERÓI NA LITERATURA BRASILEIRA DO ARCADE AO ANTI-HERÓI MACUNAÍMA, Renato Oliveira de Sousa (UFPA)
4. CHICO BUARQUE E A POESIA POPULAR NAS DÉCADAS DE 60, 70 E 80, Paula Cristhiane da Silva Oliveira (UFPA)
5. ELEMENTOS DA LITERATURA INDÍGENA NO LIVRO “AVENTURAS DO MENINO KAWUÃ, DE ELIAS YAGUAKÃG, Bithian Mota da Cruz (UFPA)
6. FONS ET ORIGO: UM BREVE MERGULHO NOS DEVANEIOS DAS ÁGUAS, Samantha de Sousa (UEPA)
7. LÚCIA, LINDANOR E ENEIDA: MEMÓRIA, RECEPÇÃO E LEITURA, Marcia Daniele dos Santos Lobato (UEPA)
8. O ABSURDO NA OBRA O ESTRANGEIRO, DE ALBERT CAMUS, Maina Salén Correia Pereira (UFPA)
9. VER, COMPREENDER E INTERPRETAR O ELEFANTE: UM ESTUDO DE UM POEMA DE DRUMMOND, Iris de Fátima Guerreiro Bastos (UFPA)
10. A CONSTRUÇÃO DO SUJEITO NO CONTO “CACHORRO DOIDO” DA OBRA JOGOS INFANTIS DE HAROLDO MARANHÃO, Marcos S. S. de Lima (UFPA)
11. A FUNDAÇÃO DE MARABÁ E A TOMADA DAS TERRAS INDÍGENAS ATRAVÉS DA EXPLORAÇÃO DE RIQUEZAS, FARIAS, Carmélia Gonçalves (UFPA)
12. VOZES DA CABANAGEM: OS DISCURSOS DA LITERATURA E DA HISTÓRIA NA CONSTRUÇÃO DE “O REBELDE”, Livia Sousa da Cunha (UFPA)
13. A RECEPTIVIDADE DA ESCRITORA JANE AUSTEN NO BRASIL, Ana Carolina Reis da Silva – (UFPA)
14. ABISMO E CONSTELAÇÃO: ARQUITETURA DO LABIRINTO E MANIPULAÇÃO DO JOGO ENTRE JORGE LUÍS BORGES E DALCÍDIO JURANDIR, André Luis Valadares de Aquino (UFPA-CNPq), Mário da Silva Santos Neto (UFPA-CNPq)
15. AMOR DE PERDIÇÃO: UMA CRÍTICA A SOCIEDADE OITOCENTISTA?, Nayara dos Reis Silva (UFPA)
16. LITERATURA DE CORDEL: ENTRE VERSOS E RIMAS SOTÁDICOS E SACÂNICOS, Ana Maria de CARVALHO (UFPA)
17. O CONCEITO DE HERÓI EM IRACEMA, JOSÉ DE ALENCAR, Gleubia as Silva Sousa (UFPA), Karina Paraense de Souza (UFPA)
18. O LEITOR DO FICCIONAL EM BORGES E GUIMARÃES ROSA, Leomir Silva de Carvalho (UFPA)
19. UMA LEITURA ALEGÓRICA EM “O MANDARIM”, Adriana Da Silva Lopes (UFPA), Aldilene Lopes De Morais (UFPA)
20. ROMANCES FRANCESES EM BELÉM DO PARÁ, Christiany Christiny Freitas Andrade (PIBIC/UFPA)
21. VOZ DA AMÉRICA: APROXIMAÇÃO E DISTANCIAMENTO, Shislaine Mary Carvalho da Silva (UFPA), Nayana Brito de Almeida (UFPA)
22. CANDUNGA: O OLHAR DE BRUNO DE MENEZES SOBRE UMA CERTA ZONA BRAGANTINA, Rodrigo de Souza Wanzeler (SEDUC)
23. OS DIVERSOS OLHARES SOBRE A AMAZÔNIA: DE “TRÊS CASAS E UM RIO” DE DALCÍDIO JURANDIR “À CASA VERDE” DE MÁRIO VARGAS LLOSA, Érika Xavier Canavarro (UFPA)
24. O RISO NA FARSA DE INÊS PEREIRA, SUZANE REIS DA COSTA (UFPA)
25. O PONTO DE VISTA, DA PERSONAGEM YAQUB, SOBRE A CIDADE DE MANAUS, NA OBRA DOIS IRMÃOS DE MILTON HATOUM, Mauricirlene dos Santos (UFPA), Nadson Quadros (UFPA)
26. MAX MARTINS: O POETA E SUA CIDADE, Cássia SILVA (graduação UFPA - Belém), Jôyce PIMENTEL (graduação UFPA – Belém)
27. O FUTEBOL E O BRASIL DE UM ANJO TORTO, Breno Pauxis Muinhos (UFPA)
28. A LITERATURA SOB A PERSPECTIVA DOS DIREITOS HUMANOS, Caroline Real de Oliveira (UFPA), Régia Carmem Favacho da Cruz (UFPA)
29. ASPECTOS DA FIGURAÇÃO DO EU NA NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA INFÂNCIA DE GRACILIANO RAMOS, Patrícia Carvalho Martins (UFPA)
30. UM DOCE RUGIR DA TRADIÇÃO: O MEDIEVALISMO E O FANTÁSTICO EM “O DEFUNTO” DE EÇA DE QUEIRÓS, Alan Dhionatan Penha de Assis (UFPA/BRAGANÇA)
31. O BARROCO: ASPECTOS HISTÓRICOS, LITERÁRIOS E ESTÉTICOS, Jeanne Barros de Barros (UFPA)
32. O ROMANTISMO ALENCARIANO E O REALISMO DE MACHADO DE ASSIS: REFLEXÕES SOBRE AS OBRAS SENHORA E A MÃO E LUVA, Bruna Fernanda (UFPA),
Jeanne Barros (UFPA)
33. MARQUES DE CARVALHO E SEUS ROMANCES-FOLHETINS EM PERIÓDICOS BELENENSES OITOCENTISTAS, Alan Victor Flor da Silva (UFPA/PIBIC/CNPq)
34. A MORTE DO AUTOR: O POETA DOENTE, EUTANÁZIO, E A PROTEÇÃO PELA ILUSÃO ARTÍSTICA – O POETA DALCÍDIO JURANDIR PELO FUNDO DO POETA EUTANÁZIO, André Luis Valadares de Aquino (UFPA/CNPq)
35. PRECONCEITO SOFRIDO PELA MULHER NEGRA NO ROMANCE A COR PÚRPURA, Klismman Brito Lisboa(UFPA)
36. DA PALAVRA À IMAGEM: AS PERSONAGENS EM “O XANGÔ DE BAKER STREET”, Eloide Sobrinho
Minicurso
1. A CONSTRUÇÃO DA PERSONAGEM ALFREDO EM CHOVE NOS CAMPOS DE CACHOEIRA, DE DALCÍCIO JURANDIR, Daniela dos Santos BRANDÃO (UFPA)
2. A POÉTICA DE ADALCINDA CAMARÃO, Iris de Fátima Lima Barbosa (UFPA)
3. A LITERATURA INFANTIL E SEUS PROCESSOS DE CRIAÇÃO, Naíde Pacheco (UEPA), Rosiellem Almeida (ESAMAZ)
4. MEMÓRIA E IDENTIDADE: NARRATIVAS ORAIS DOS REMANESCENTES QUILOMBOLAS DE ABACATAL EM ANANINDEUA, Josiel Monteiro da Silva (UFPA), Elita Ferreira de Freitas (UFPA)
5. TRADUÇÃO ENTRE MÚSICA E LITERATURA NO ROMANTISMO ALEMÃO, Raphael Jonatham de Oliveira Soares (UFPA)
6. METALINGUAGEM NARRATIVA: EVOLUÇÃO DA LITERATURA BRASILEIRA DE OSWALD DE ANDRADE À CLARICE LISPECTOR, Vinícius Santos de Souza (UEPA)
Oficina
1. JANELAS DA LITERATURA INFANTO-JUVENIL, Edimara Ferreira Santos (UFPA), Joseane Sousa Araújo (UFPA)
2. O IMAGINÁRIO POPULAR NA VOZ DE AGRICULTORES DA ZONA RURAL DE BRAGANÇA: IDENTIFICAÇÃO DE SABER LOCAL, Sônia Moraes Pereira ( UFPA )
Os mini-cursos e oficinas serão postados às 18h e serão apenas 05 de cada modalidade.
ResponderExcluirAguardem.
O minicurso/palestra que eu tenho a oferecer é sobre as novas tecnologias aliadas a educação. O tema é "Blogs no processo educacional", mas como está em formato de artigo, pode ser uma comunicação também. Quero muito participar, mas só fiquei sabendo do encontro a partir de uma galera da UFPA lá em Brasília, durante o I ELAEL. Sou da UFPA Campus Castanhal.
ResponderExcluirMyla, leva teu trabalho, lá conversamos.
ResponderExcluirQuando sairá o resultado dos Mini-cursos e oficinas?
ResponderExcluirO EPEL Bragança foi uma das piores experiências da minha vida como estudante, foi um desrespeito total. A Comissão (des)Organizadorai demonstrou-se inapta e desinteressada em resolver os muitos problemas, o que transformou o evento num martírio para os estudantes que viajaram de longe para participar. O alojamento deixou muito a desejar. No banheiro masculino, havia apenas dois chuveiros e três vasos sanitários imundos, que a delegação UEPA-Acará precisou levantar todos os dias às cinco da manhâ para lavar os banheiros, já o feminino, a delegação UEPA-Paragominas foi quem limpou. A alimentação foi de péssima qualidade. Muitos minicursos e oficinas não se realizaram por ausência de ministrantes. Numa cidade linda e com muitas atrações culturais, não se verificou no evento, a preocupação em colocar a cultura local em evidência na programação "cultural". A Marujada que muitos queriam conhecer ficou só no desejo. Espero que esse evento sirva de lição para os pretendentes à realização de outros eventos similares.
ResponderExcluirOlá a todos os que participaram do EPEL Bragança,
ResponderExcluirQuem ainda estiver sem o CERTIFICADO, favor enviar me enviar um email:
georgesdoliveira@yahoo.fr
é preciso colocar nome completo e modalidade com tema do trabalho (participante, minicurso,oficina, comunicação, participante de mesa)
Obrigado,
Jorge Oliveira
Letras-Ufpa-Belém
Executivo Estadual de Letras - 2010-2011
...me enviar
ResponderExcluir